quinta-feira, 4 de abril de 2013

[RPG Maker] Continuando a história e os downloads

Postagem demorada, mas como avisei, só vou postar quando tiver tempo. Hoje falarei as versões mais modernas do RPG Maker. Não tenho muito o que falar pois não as usei, foi a época em que me afastei do programa por causa de estudo e trabalho e acabei não me animando a me atualizar, e agora estarei aprendendo a usar o Multimedia Fusion.



O XP não me agradou quando saiu. Ele vem com uma linguagem de programação chamada RGSS (Ruby Game Script System), que permite que se customize quase qualquer coisa no jogo, ao invés de depender apenas do clássico sistema de eventos. O problema é que coisas simples, como mostrar a imagem de um personagem na caixa de texto, foram movidas pro RGSS, e jogos que antes eram feitos "na marra" programando evento por evento, agora são feitos copiando e colando scripts RGSS prontos da internet. Isso não é totalmente ruim, mas a ideia de pegar pedaços inteiros prontos, como sistema de batalha, e colocar no jogo sem mexer em nada (porque quase ninguém sabe programar essa coisa e os tutoriais são rasos e vagos) tira toda a graça da brincadeira. Isso e mais uns problemas de framerate (que acho que são consertados por RGSS) me desanimaram muito, mas pelo menos a resolução aumentou de 320x240 pra 640x480. De qualquer modo, programa com RTP incluído no link acima. Como a partir desta versão a Enterbrain resolveu lançar o programa oficialmente no ocidente, ele agora pede um serial para ser ativado. Não o possuo, nem sei onde encontrar na internet.



Quase não mexi nessa versão, só sei que não é mais preciso eventos ou scripts para fazer o protagonista correr, basta apertar shift que essa é uma função nativa do programa, e a resolução diminuiu para 544x416, e os personagens agora são de um estilo SD exagerado demais, chegando a ficar ridículo, e como os charsets customizados que o povo cria são baseados no que vem no RTP, só vejo personagens com mais cabeça do que corpo por aí. De resto, só ouço falar que melhoraram o RGSS e acrescentaram funções a ele, mas nem me animei a mexer nesse também. Vem com RTP, também pede serial.


Download do RPG Maker VX Ace: Parte 1 - Parte 2

Tive que dividir o download desse em duas partes porque o Mediafire gratuito limita o upload em 200MB por arquivo. Por que ele está tão grande eu não sei, mas esta versão está em português do Brasil e vem com as mutretas necessárias pra não precisar do serial. Além dos ditos novos recursos do RGSS, notei que nesta versão os personagens do grupo seguem o líder automaticamente, mas ainda naquele esquema de movimentação "por quadrados", mas creio que a essa altura o RGSS já ofereça a possibilidade de se fazer uma movimentação estilo Chrono Trigger decente (já tinha gente fazendo isso no 2003, mas acho que ficava meio bugado)

E terminamos aqui a matéria sobre o saudoso RPG Maker. Não sei como anda a cena Maker hoje em dia com o VX, mas pra quem se pergunta do que o jogo é capaz, só posso dizer uma coisa: depende do quanto o usuário se dedica a ele. Veja o que é possível fazer:


Aliás, aconselho fortemente a checarem este jogo, além de ser um dos melhores do RPG Maker, a história é uma das melhores de jogos em geral que já vi.

No próximo post: meus primeiros jogos, uma sessão de vergonha alheia sem tamanho, mas que me serviu de base pra aprender a mexer no programa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário