terça-feira, 7 de maio de 2013

[RPG Maker] The Legacy of Argentos: meu primeiro projeto concluído



Tudo começou em 2004, quando eu já estava há um ano mexendo no RPG Maker 2003, fazendo pequenos jogos, brincando com tutoriais e pesquisando, até que resolvi fazer um jogo simples usando como personagens o pessoal da escola. No começo não havia nenhum roteiro específico a ser seguido, mas conforme fui me empolgando com o projeto, passei a alterar cenas e diálogos, deixando a zoação de lado e criando um jogo "sério", cuja história seria uma trilogia, mas acabei não seguindo adiante, mesmo tendo feito boa parte do começo do segundo jogo.



Na parte técnica, este jogo é sofrível: no começo eu só utilizei gráficos já incluídos no RTP, tanto pros cenários quanto pros personagens, o que tira totalmente o mérito de um criador de jogos. O sistema de batalha é o padrão do RPG Maker, sem nenhuma engine especial. As únicas coisas de que me orgulho neste jogo são as músicas, extraídas de vários jogos em formato MP3 para manter a qualidade original, com o loop cortado no ponto certo, dando um efeito igual ao dos jogos de origem, e o fato de que foi meu primeiro projeto concluído. Pelo menos os cenários de fundo das telas de batalha foram montados com base nos cenários de fora de batalha, ao invés de eu ter usado os backgrounds fornecidos pelo RTP. Não sei por que, mas gostei de como ficou.



Sobre a história: em um reino isolado do resto do mundo, uma espécie de sacerdote que servia ao rei atacou e destruiu uma vila, e o protagonista, um samurai, conseguiu botar sua irmã em um barco para fugir de lá, e tomou outro rumo para fugir também. O jogo começa em uma cidade distante, onde ele acorda depois da fuga e parte em busca de sua irmã e de respostas sobre o que aconteceu, mas nada fica muito claro neste jogo. Nas continuações que eu ia fazer, ele descobriria que é uma espécie de "escolhido" para ser o sucessor de um herói de tempos antigos, que na verdade seria a encarnação do deus da destruição, ao invés do típico clichê de salvar o mundo, e os personagens que o acompanharam é que deveriam encontrar uma forma de destruí-lo.

Bom, é isso aí. O blog andou largado porque andei um tanto ocupado com trabalho e outras coisas, sendo que metade desse post já estava salvo, aguardando edição. Mas como eu disse, este é um blog mais pessoal do que qualquer coisa, então não há um compromisso "profissional" com as postagens. No próximo post, falarei do 2º jogo de RPG Maker que fiz, e depois começarei a postar sobre o Multimedia Fusion conforme for tendo progresso em seu aprendizado. Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário