quinta-feira, 28 de março de 2013

[RPG Maker] Uma breve história sobre a ferramenta + downloads

Por causa do aplicativo de postagem automática no Facebook e Twitter, achei relevante colocar essa tag no título do post, farei isto pros leitores já identificarem o assunto do post na hora que verem a postagem nas redes sociais. Ainda nem fiz um layout pro blog, mas isso vem depois, primeiro precisamos de conteúdo, e é isso que trago no post de hoje.

O RPG Maker é um programa voltado para a criação de jogos de RPG 2D no melhor estilo Final Fantasy e Dragon Quest. Existe tanto para PC quanto para consoles, mas as versões de PC são as mais populares, ao menos no ocidente.





Tudo começou com o RPG Maker 95, que hoje em dia seria considerado simplório demais devido às suas limitações gráficas e de recursos. Mas na época em que foi lançado, era algo incrível você poder criar seus próprios jogos sem saber nada de linguagens de programação, e este é o grande destaque do programa. Basta você desenhar o mapa em uma interface intuitiva e programar os "eventos", que são objetos e personagens que interagem com o jogador. O modo como eles são programados é através de comandos como "ao apertar botão - exibir mensagem - digite aqui a mensagem", para fazer com que um NPC converse com o jogador, por exemplo. Não roda no Windows 7, deixei seu link de download aqui apenas pelo "valor histórico", assim como o RPG Maker 2000.





Depois, um programador russo conhecido como Don Miguel resolveu traduzir o RPG Maker 2000. Foi uma verdadeira revolução, pois finalmente o programa passou a ser conhecido no ocidente, e a evolução nos recursos oferecidos pelo programa foi imensa. É de longe a versão mais popular do programa até hoje, mesmo tendo sido superada por versões mais recentes. O legal é que o próprio Don incluiu um mini jogo de amostra com o programa, pras pessoas já verem do que ele é capaz (se bem que muita gente extraiu leite de pedra fazendo umas coisas absurdas no programa). Infelizmente, nem este e nem o 95 rodam no Windows 7, a menos que haja alguma gambiarra, mas eu desconheço. O RTP ali em cima é o pacote de gráficos, músicas e sons que o programa pede para rodar, vem junto com o programa no .rar.





O RPG Maker 2003 é o meu preferido, pois foi nele que comecei a mexer com criação de jogos, no mesmo ano em que o programa saiu. Na época eu tava no ensino médio, e vi uma daquelas infames revistas com CDs de jogos numa banca de jornal. Tava barato, e o anúncio de poder criar meus próprios jogos me empolgou. O tutorial que vinha na revista era raso demais, só ensinava o comando "teletransporte", que serve pra mudar o jogador de um cenário pro outro. Com o tempo, fui catando tutoriais e aprendendo sobre "switches" (comandos que validam uma ação, como quando o jogador abre um baú e o jogo gera a informação de que o baú já foi aberto), "variáveis" (armazenamento de valores, como quanto de um item o personagem possui, ou quantos inimigos de um tipo foram derrotados) e "Fork conditions" (o jogo verifica se o switch do baú aberto foi ativado, e impede que o baú seja aberto novamente, repetindo a obtenção de seu conteúdo). A maior inovação desta versão foi a tela de batalha, que deixou de ser em primeira pessoa como em Dragon Quest e Lufia e passou a ser vista de lado, como em Final Fantasy, com os personagens do jogador visíveis na tela. Foi nele que criei meus 2 primeiros jogos, sobre os quais falarei em outro post, e este ainda roda no Windows 7. O RTP ali está separado pra quem quiser baixar apenas ele, pois é necessário pra rodar os jogos antigos que fiz, que serão postados aqui em breve.

Bom, por hoje é só. Assim que eu tiver um tempo, falaremos sobre as versões mais recentes do programa, que são a XP, VX e VX Ace. Até a próxima, e se puderem compartilhar no Facebook e Twitter eu agradeço, o blog ainda está nos seus primeiros passos e toda a ajuda é bem vinda!

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